Páginas

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Protetores Solares em Edificações_Análise de Máscara de Sombra


Os protetores solares são elementos arquitetônicos que, quando bem projetados e empregados, podem contribuir para a redução dos ganhos térmicos de uma edificação, e conseqüentemente, do consumo energético necessário para resfriar o ar em seu interior. Isso porque, impedindo a incidência de radiação solar direta nos fechamentos transparentes, diminui o efeito estufa e os aumentos da temperatura interna do ar que ele provoca.

Referência: CAPISTRANO, Gradisca de Oliveira Werneck de. Eficiência e forma de protetores solares externos em edifícios de escritórios: estudo de casos em Curitiba-PR. Unidade da USP. São Carlos,2008.



No que diz respeito à eficiência energética dos sistemas de proteção solar não há dúvida quanto à importância dos mesmos como elementos de controle seletivo dos ganhos térmicos. Em grande parte do Brasil a necessidade do controle total do acesso da radiação solar aos ambientes interiores é uma realidade diária. No caso do sul do Brasil, onde o clima composto por período frio e quente, a necessidade do controle seletivo se faz presente. Obviamente que, a função da edificação também deve ser considerada nessas análises iniciais. Em edificações residenciais, por exemplo, em período frio, a radiação solar é bem-vinda no espaço interior, o que pode não ocorrer em tipologias escolares, por exemplo, onde a radiação solar direta pode provocar ofuscamentos e, por conseguinte, desconforto visual.

Referência: Brise-soleil: da estética à eficiência energética. Eduardo Grala da Cunha


Abaixo segue figura que mostra os ângulos de máscara de sombra para edificação localizada em Salvador-Ba, sob orientação de azimute 155.55 (SE). A máscara de sombra visa impedir a radiação solar direta no horário compreendido de 10h às 13h, do período de 22 de dezembro, conforme mancha de sol da última postagem.





Um comentário:

  1. Boa pesquisa, Demóstenes! Gostei muito!

    Reveja o que escreveu sobre o período de efetividade desse protetor. Acho que ele acaba protegendo mais do que você anunciou.

    ResponderExcluir