Páginas

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Companhia de Polícia_Modelo Padrão

Neste projeto a implantação se deu obedecendo os recuos frontal e laterais, o que permitiu a garantia de amplitude para pedestres que trafegam nas adjacências. A CIPM foi deslocada para trás – recuo de 5m - e ofereceu espaço para estacionamento a céu aberto. Inspirado em projetos residenciais contemporâneos, considerando o entorno que foi respeitado, a fachada ostenta um pórtico com jardineira e área de acesso com gradis, o qual é acionado através de campainha. Delimita o espaço, mas não exclui o contato visual, que normalmente se extingue por muros.

O elemento estético citado funciona também como composição dos pilares principais, revestidos em pedra-ferro, os quais assumem a identidade da instituição, junto com o mastro das bandeiras, instalado na parede, brasão e letreiro de identificação. A unidade atua como um grande totem e dispensa outras referências. Os materiais usados na fachada traduzem a força da instituição, ao mesmo tempo em que denotam mais harmonia.


O ambiente interno é bastante funcional. A entrada da CIPM se dá por uma grande porta de vidro temperado, após passagem por gradis com jardineiras. A pele de vidro suaviza a fachada e se torna um elemento de comunicação com a comunidade. Na recepção o visitante pode acessar sanitário e espaço multiuso (como ambiente de espera), além do contato direto com o coordenador de área. A recepção também é o cerne da automação, onde controla o portão principal, câmeras de vigilância e acesso a garagem.

Após passagem pelo primeiro bloco, o programa ganha fluidez. São espaços delimitados e orientados pela rotina do policial. Os vestiários ao fundo garantem a privacidade de seus usuários, bem como possui área para 132 gabinetes (armários). Ainda assim, são comuns às praças e oficiais a fim de fortalecer a união entre os diferentes graus hierárquicos. O almoxarifado com porta reforçada, pensado para ser usado em todo o seu volume, se conecta com o ambiente externo, facilitando a carga e descarga de materiais.

O pátio, espaço mais humanizado, possui área de sombra com o pergolado em madeira, além de bancos para desfrutar do local enquanto aguarda o horário do serviço. A copa, equipada com eletrodomésticos, pia e armários garantem o conforto e a praticidade no horário do almoço. A sala de meios, local de carregamento de material bélico, totalmente em alvenaria de blocos de concreto, porta reforçada e grades, localiza-se próximo dos vestiários, que corrobora o fluxo para a assunção do expediente. Ao lado, situa-se a “caixa de areia”, em ambiente seguro, sem tráfego, para manuseio das armas. O acesso vertical, através de escada metálica, permite o rápido deslocamento para embarque em viatura, em local protegido. Todo o fluxo é desenvolvido sob ótima iluminação e ventilação em virtude das aberturas laterais (portas, janelas em fita e cobogós) e zenital (claraboia). 


No pavimento superior, destinado ao pessoal administrativo, funcionam as salas geminadas dos comandantes, equipadas com banheiros e reservas. O ambiente é na sua maioria vedado por divisórias em drywall e suas seções delimitadas por divisórias baixas em gesso e vidro – conceito de open office. Desta forma, todos os funcionários podem se comunicar. Outro aspecto é o posicionamento central da impressora, que facilita os deslocamentos. Para tirar proveito da claraboia, os ambientes da agência de área e sala de reuniões possuem painel em vidro temperado incolor, com adesivos em frisos.  

Dado o quantitativo de funcionários no local, os materiais especificados garantem uma boa acústica contra ruídos. Ainda assim, o sanitário é exclusivo para o pessoal administrativo, sem que haja necessidade de deslocamento aos vestiários. As aberturas foram posicionadas em todas as laterais do prédio, pois assim pode-se obter o máximo de iluminação natural até o pôr do sol.


O subsolo é constituído por espaço amplo para a guarda das viaturas e academia de musculação, além do STM – Setor de transporte e manutenção. A academia é ventilada por grandes janelões em fita e separada da garagem por divisórias baixas em gesso e painel em vidro temperado incolor, com janelas de correr, com barras de ferro na área externa para proteger de impactos. São 2 vagas para carros e 5 para motos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário