Páginas

domingo, 18 de março de 2012

Clima Tropical Úmido_Modernismo: Análise de conforto


Arquitetura moderna e conforto ambiental nos trópicos – diretrizes aplicáveis às casas de Lucio Costa na Gávea, Rio de Janeiro
Ingrid C. L. Fonseca, Eliane Barbosa, Adriana Alvarez, Maria Maia Porto

As decisões de projeto, como implantação, orientação das fachadas, tamanho e posicionamento das aberturas, definição dos elementos de sombreamento e redirecionamento da luz natural, escolha dos tipos de esquadria, distribuição dos espaços internos e escolha das cores de revestimento externo e interno, influenciam diretamente no conforto ambiental e devem ser criteriosamente definidas já nas fases iniciais e detalhadas ao longo do processo de projeto.

Em meio às diferentes soluções de projeto apresentadas nas residências em estudo, a busca por espaços contínuos e fluidos foi uma constante, de modo que o excesso de luz natural ou ganho de calor fossem controlados por meio de dispositivos para não prejudicar a qualidade do conforto no interior dos ambientes.

 
WOOD'S COMENTÁRIO

Pensando no que fora abordado acima podemos destacar que os projetos arquitetônicos devem ser elaborados com base nas condicionantes do ambiente, além de considerar o tipo de edificação a ser feita, pois é importante que o desenho seja criado (apesar de ter forma diferente em alguns casos) para atender às necessidades funcionais. O paradoxo forma-função (impregnado nas edificações modernas) pode interferir no modelo, mas se bem estudado pode promover a satisfação e o conforto ambiental.

2 comentários:

  1. Bom achado, Demóstenes! Gostei de seus comentários! Você se expressa bem!

    Quando você falou "edificações modernas" você quis dizer as modernistas, do período moderno, ou as contemporâneas?

    Não tem nada a ver com o conteúdo do seu blog, que está ótimo, mas sugeriria a você usar um fundo claro e homogêneo e letras escuras, com fontes legíveis. Tive dificuldade para ler, sobretudo esse texto em fonte branca cursiva.

    De mais, estou feliz com o trabalho desenvolvido e com seu esmero! Você vai longe!

    ResponderExcluir
  2. Minha pergunta sobre "edificações modernas" foi retórica. Desculpe. Queria ressaltar que é importante deixar claro quanto se está falando do estilo e quando se está usando o termo moderno sugerindo "atual". Acredito que, em muitos casos, "modernista" pode substitui "moderno" com maior precisão.

    ResponderExcluir